Aprenda a fazer em casa o famoso pão sírio, também conhecido como pão pita ou pão árabe. A sua principal característica é a massa leve, ele é super versátil para montar sanduíches, para servir com pastinhas e muito mais.

O segredo desse pão é a forma de assar, ele pode ser feito no forno ou na frigideira, sempre com altas temperaturas. Dessa forma, a parte externa do pão seca rapidamente e ele infla com o gás da fermentação.

Perfeito para ser consumido ainda quente, ele vai bem apenas com um azeite, mas combina incrivelmente com Coalhada seca caseira e zahtarE é claro que é perfeito para montar os mais variados tipos de sanduíches.

A receita vem do maravilhoso livro Direto ao Pão de Luiz Américo Camargo, porém fiz alguma adaptações para ajustar às minhas preferências de modo de preparo. Se você gosta de fazer pães, é um belo investimento.

 

A culinária árabe é uma das minhas preferidas, gosto de aprender, ler sobre o assunto e testar receitas. Aqui no blog já compartilhei alguns pratos. Então, preparei uma seleção de ideias para inspirar você.

 

 

Pão Sírio | Pão pita ou pão árabe

Pão Sírio | Pão pita ou pão árabe

 

Tempo de preparo:

Tempo de cozimento:

Tempo total:

 

Autor:

Categoria: Pães

Cozinha: Árabe

Palavras-Chave:

Como fazer pão árabe, Como fazer pão sirio, pão árabe caseiro, Pão pita caseiro, Receita de pão sirio,

  • 2 xícaras de farinha de trigo (bem cheias) | 300g
  • ¾ xícara de água | 180ml
  • 2 colheres (sopa) de azeite | 30ml
  • 1 colher (chá) de fermento biológico seco (3g)
  • 1 colher (chá) de sal | 6g
  • Farinha para usar na bancada
  1. Em uma tigela coloque a água, o fermento, o azeite e misture.
  2. Adicione metade da farinha, coloque o sal sobre ela e misture com a mão.
  3. Então, adicione o restante da farinha gradualmente até obter uma massa que grude um pouco nas mãos. A quantidade de farinha pode variar um pouco.
  4. Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 10 minutos.
  5. Unte a tigela com azeite, coloque a massa de volta, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer por 1h30 e local fechado.
  6. Assim que tiver dobrado de tamanho, coloque a massa na bancada, aperte delicadamente para expulsar o excesso de ar e divida a massa em 10 partes iguais.
  7. Então, modele uma bolinha com cada pedaço de massa e acomode-as sobre a bancada enfarinhada. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.
  8. Se você for fazer no forno, coloque o forno e a forma para aquecer com 30 minutos de antecedência a 220C.
  9. Agora é hora de abrir os discos de massa. Polvilhe um pouco de farinha, pegue uma bolinha de massa, coloque-a na bancada e abra com o rolo de massa até obter um disco redondo com com 1 a 2mm de espessura.
  10. Repita esse processo com todas as bolinhas de massa, mantenha todos os discos sobre a bancada enfarinhada e sempre cobertos com um pano.
  11. Agora é hora de assar, faça na frigideira ou no forno, seguindo os passos logo abaixo da receita.

3.5.3251

 

Dicas para a receita

  • Se você quer pães maiores, divida a massa em 8 partes iguais.
  • Deixe a massa crescendo em local fechado. Eu costumo deixar no micro-ondas e nos dias frios, coloco uma bolsa térmica com água quente dentro dele, assim o ambiente se mantém com uma boa temperatura.
  • A quantidade de farinha sempre varia, observe que eu usei 2 xícaras de farinha pressionando um pouco para medir. Então, usei 300g de farinha e mais um pouco para trabalhar a massa na bancada.
  • Você pode assar no forno ou na frigideira na boca do fogão, mas jamais use qualquer tipo de gordura para untar.

 

Como fazer pão sírio no forno?

Comece aquecendo o forno a 220º 30 minutos antes da hora de assar, leve ao forno a forma que você vai utilizar, pois ela também precisa estar totalmente quente na hora de assar.

Com cuidado, coloque a quantidade de discos que couberem na forma e leve a assadeira ao forno, por aproximadamente 2 minutos (aproximadamente), assim que os discos tiverem inflado, vire com delicadeza e deixe assar por mais 1 ou 2 minutos.

Se você tem um forno grande, use duas assadeiras para economizar tempo.

 

 

Como fazer pão sírio na frigideira?

Aqueça muito bem uma frigideira em fogo alto. Então, coloque o disco de massa dentro dela por aproximadamente 2 minutos, quando o pão estiver bem inflado, você pode virar e deixar mais 1 a 2 minutos do outro lado.

Dependendo do seu fogão e do tipo de frigideira, pode variar um pouco o tempo. Se necessário, baixe um pouco o fogo, mas eu fiz todos os meus pães controlando a chama entre temperatura máxima e média.

Eu testei com uma frigideira de teflon, super acabada e com uma de cerâmica. O resultado dos pães feitos na frigideira velha ficou infinitamente melhor, tanto que só testei um na frigideira de cerâmica.

Você pode ganhar tempo utilizando duas frigideiras para o preparo.

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest.  Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − 14 =