A receita de hoje é de um  bolo de cenoura diferente, feito com coco que confere aquela textura deliciosa e o limão que o deixa ainda mais aromático e saboroso. Esse bolo é muito fácil de fazer e o resultado é um bolo delicioso, regado por uma calda de limão que o deixa ainda melhor.

Os bolos, eles são um alento nesse momento que estamos passando, eles trazem um pouco de afeto, aroma de casa de mãe, de vó. Então deixe aquele cheirinho de bolo assando tomar conta da sua casa. Escolha o seu preferido aqui.

 

Bolo de cenoura com coco e toque de limão

 

 

5.0 from 1 reviews

Bolo de cenoura com coco e toque de limão
 
Imprimir

Tempo de preparo:
15 mins

Tempo de cozimento:
35 mins

Tempo total:
50 mins

 

Autor: Eline Prando
Categoria: Bolos
Rende: 10 fatias

Ingredientes:
  • 280 g de cenoura ralada finamente
  • 280 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal marinho fino
  • 200 g de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 limão siciliano
  • 200 ml de óleo de girassol ou de coco
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 100 g de coco ralado, sem açúcar
  • Cobertura
  • 1 limão
  • açúcar de confeiteiro
  • Água

Modo de fazer:
  1. Preaqueça o forno a a 180°C
  2. Unte uma forma redonda de 26 cm com furo no centro e polvilhe com farinha.
  3. Descasque a cenoura e rale no lado fino até obter 280 g.
  4. Em uma tigela média peneire a farinha, adicione o açúcar, o fermento químico e o sal. Reserve.
  5. Em um recipiente grande, coloque os ovos e bata ligeiramente, adicione as raspas do limão, o suco dele, o óleo e o extrato de baunilha.
  6. Adicione gradualmente a farinha aos ingredientes líquidos, então adicione a cenoura e o coco.
  7. Transfira a massa para a forma e leve para assar por aproximadamente 35 minutos.
  8. A cobertura é feita de acordo com a acidez do limão e seu paladar, esprema o suco dele, adicione um pouco de água e açúcar. Regue o bolo ainda morno ou se preferir deixe a calda reservada para regar na hora de servir.

3.5.3251

 

A cenoura

A receita pede cenoura ralada no lado fino do ralador. Eu optei por fazer no mandolin na opção que corta juliene e com a lâmina quase fechada, para obter os pedaços finíssimos.

 

O limão

Só tem outras variedades de limão em casa? O siciliano é o ideal pelas suas características de sabor e suavidade, mas se você tem outro em casa, use o que tem, reduza um pouco a quantidade se for usar o taiti, pois ele é mais forte. Se você tem o limão galego ou cravo, pode usar a mesma quantidade, pois ele ele é a perfeição em forma de limão.

O tempo de forno

Como você pode ver, meu bolo passou levemente do ponto na parte debaixo, então cuide, pois o tempo varia em cada forno. Na receita original ela sugere que se asse por 50 a 60 minutos. Eu fiz o teste do palito aos 40 minutos e conclui que poderia ter tirado aos 35 minutos. Então, a partir de 30 minutos, fique de olho e faça o teste do palito.

As medidas em gramas

Eu recebo pedidos para ter mais receitas com medidas em xícaras, mas infelizmente, receitas como essa, precisam realmente ser pesadas, pois a chance de medidas imprecisas é grande e isso pode fazer com que o bolo não funcione na sua casa, por isso, nessa receita, principalmente por causa da cenoura, é essencial usar balança.

Para ter precisão nas receitas é importante ter uma balança em casa, principalmente para as doces, eu uso uma balança que custou aproximadamente R$ 30,oo. É um investimento baixíssimo para aumentar a qualidade dos pratos que você prepara. Confira opções.

Bolo de cenoura com coco e toque de limão

Fez o nosso bolo de cenoura com coco?

Dedique um tempinho para nos contar o que achou do resultado deixando um comentário, mas você também pode nos marcar no Instagram, o nosso perfil é @blog_melepimenta.

 

Bolo de cenoura com coco e toque de limão

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

 

O post Bolo de cenoura com coco e toque de limão apareceu primeiro em Mel e Pimenta.



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + um =