Há alguns dias, estava comprando peixes e entre as opções tinha o tamboril, um peixe que eu não conhecia e ainda não tinha visto por aqui, como o preço estava ótimo, comprei para experimentar e logo fui perguntar ao Google: “como fazer tamboril?”. Logo percebi que ele é largamente utilizado na culinária portuguesa e então decidi fazer o Arroz de Tamboril.

O tamboril é um peixe carnudo, de consistência firme e de cor clara, ele também é conhecido como peixe sapo, famoso por sua feiura que é proporcional ao seu sabor. Sim, ele é muito assustador, mas seu sabor é mesmo maravilhoso.

Em Portugal o tamboril é muito usado em cozidos com molhos, alguns lembram muito a nossa moqueca e esse arroz é muito famoso também, existem várias receitas, algumas levam pimentão, outras ganham camarões, enfim é um peixe versátil que nos permite criar.

 

Arroz de tamboril

Quer ideias de outras receitas com peixe? Então confira a nossa seleção Filé de peixe assado com limão sicilianoCostelinha de tambaqui ao molho de iogurte e ervasSalmão com crosta de castanhas.

Arroz de tamboril

 

Arroz de tamboril

 

Tempo de preparo:

Tempo de cozimento:

Tempo total:

 

Autor:

Categoria: Arroz e Risotos

Cozinha: Regional

  • 500g de peixe tamboril
  • 1 xícara de arroz
  • 1 cenoura grande em cubos
  • 2 cebolas picadas
  • 1 folha de louro
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 tomates picados (sem sementes)
  • Azeite de oliva
  • Pimenta branca em pó
  • Pimenta moída na hora
  • Coentro picado (usei salsinha)
  • Sal
  • Água
  1. Pegue os pedaços de tamboril e, se necessário, corte os pedaços para que fiquem em cubos de 5cm (aproximadamente) e coloque-os em uma panela.
  2. Adicione uma das cebolas picadas, a cenoura, a pimenta branca, sal e 4 xícaras de água.
  3. Leve a panela ao fogo com tampa e deixe ferver por 10 minutos, então adicione o peixe e conte mais 10 minutos a partir do momento que voltar a ferver.
  4. Então, usando um garfo, retire os pedaços de peixe, coloque-os em uma tábua e corte em cubos, de 2cm, descartando os ossos / espinha. Reserve.
  5. Passe o caldo por uma peneira, descarte os vegetais e reserve o caldo que será usado para o arroz.
  6. Em uma panela coloque o restante da cebola, azeite o louro e refogue até a cebola ficar transparente, acrescente o alho e o tomate e deixe refogando até o tomate começar a desmanchar.
  7. Adicione 2 xícaras de caldo de peixe e assim que começar a ferver, acrescente o arroz, misture, ajuste o sal, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, até que o arroz fique quase cozido, leva aproximadamente 15 minutos.
  8. Mantenha o restante do caldo quente, pois pode ser necessário colocar um pouco mais.
  9. Então, adicione os pedaços de peixe, misture e se necessário, adicione mais caldo, misture, deixe finalizar o cozimento do arroz, coloque o coentro e sirva.

3.5.3251

 

 

 

 

Esse é o resultado, um prato completo, de sabor delicado e delicioso.

Arroz de tamboril

Conheci essa receita nesse canal do youtube com pequenas adaptações.

 

Gostou da receita ? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 − 2 =